Superlotação no Walfredo Gurgel leva Sesap a adotar medidas emergenciais
Diante da superlotação do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) anunciou nesta segunda-feira (18) uma série de ações para aliviar a pressão na unidade. Entre as medidas está a suspensão das obras de reforma no segundo andar, permitindo a reabertura de leitos nos próximos dias.
A pasta também aguarda uma resposta judicial sobre o desbloqueio de leitos em outras unidades da rede estadual, como os hospitais de Macaíba, Giselda Trigueiro e João Machado, ambos em Natal, para redistribuir pacientes e desafogar o Walfredo Gurgel.
Em nota, a Sesap informou que, por determinação da governadora Fátima Bezerra, um plano de ação está sendo elaborado e discutido com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) e outros órgãos, incluindo a Procuradoria Geral do Estado (PGE). A secretaria deve detalhar as medidas em uma coletiva de imprensa ainda nesta segunda-feira.
Além das ações emergenciais, a governadora defendeu soluções estruturais a médio e longo prazo, envolvendo os diferentes níveis de governo. O objetivo é melhorar o atendimento no Walfredo Gurgel e abordar as causas do problema de forma integrada, garantindo um serviço de saúde mais eficiente para a população.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.