Terremoto no Chile mata oito e deixa 1 milhão de desabrigados
ZH Notícias – Um forte terremoto de 8,4 graus abalou na quarta-feira a região central do Chile, segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile (CSN). O tremor balançou prédios, provocou um alerta de tsunami e deixou a população em pânico.
O ministro do Interior, Jorge Burgos, informou nesta quinta-feira que oito pessoas morreram. Além disso, o governo chileno cancelou o alerta de tsunami emitido pela Marinha para toda a costa do Chile.
Após o terremoto, o ministro disse que era “indispensável a evacuação preventiva em toda a costa do país”. O alerta de tsunami havia sido emitido pelo Serviço Hidrológico e Oceanográfico da Marinha (Schoa).
A Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha de Guerra do Peru (Indeci) também emitiu um alerta de tsunami para o litoral peruano devido ao terremoto. O Indeci assinalou que o estado de alerta de tsunami vigora após um “abalo de grande magnitude” e que a população deve se retirar “imediatamente para zonas seguras”.
O tremor ocorreu às 19h54min local (e Brasília), diante da cidade costeira de Illapel (norte), de 310 mil habitantes, onde se registraram danos em algumas casas e o fornecimento de energia foi interrompido, revelou Burgos.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.