TJRN realiza maior casamento civil coletivo de Currais Novos: 198 casais participaram
Com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Expedito Ferreira, 198 casais oficializaram suas uniões perante a Justiça, em solenidade realizada no ginásio Geraldão, bairro JK, em Currais Novos.
A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (23), reunindo noivos das áreas urbana e rural do município seridoense. Este é o maior casamento comunitário realizado em Currais Novos. A procura foi tão grande que 22 casais não conseguiram se inscrever a tempo para o evento no ginásio. Irão se unir oficialmente em momento posterior.
O juiz celebrante do casamento com efeitos civis, Marcus Vinícius Pereira Júnior, observa que ainda não havia presidido casamento com tanta gente. “No máximo, 15, 20 casais”, comenta. “Geralmente, o juiz decide sobre conflitos, uma parte contra a outra, mas no casamento ambos querem a mesma coisa, e essa energia positiva que emana de um momento deste tipo marca um momento muito especial”, ressalta o magistrado.
Os jovens Bruno Lima de Moraes, 21, e Francilene Medeiros dos Santos, 16, souberam no cartório da celebração do casamento coletivo e garantiram sua participação. “Somos muito jovens, nos conhecemos há pouco tempo mas decidimos nos casar” conta o universitário da área de Informática. “Decidimos aproveitar o benefício deste projeto que o Tribunal oferece”, destaca Francilene.
Amanhã (24), o TJRN realiza casamento comunitário na comarca de Acari. O evento acontece no Municipal Clube, às 8h, com 100 casais participantes. Na quinta-feira (25), Cruzeta recebe o evento, que acontecerá no Clube Municipal, às 8h, também com presença de 100 casais.
Parcerias
A corregedora geral de Justiça, desembargadora Zeneide Bezerra, disse que o Tribunal vai realizar 3.300 casamentos civis em cerimônias coletivas. “Contamos com a parceria das prefeituras, que entendem o trabalho de um Tribunal moderno e inovador”, enfatizou a desembargadora, também coordenadora geral do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (Naps) do TJRN.
Os casamentos comunitários promovidos pelo Tribunal de Justiça por meio do programa Justiça na Praça são um momento de promoção da cidadania, facilitando o acesso àquelas pessoas que não têm condições de custear o processo de casamento. Enquanto os casais têm que arcar com R$ 243 com os trâmites de um casamento em cartório, os casamentos comunitários são gratuitos para aqueles que ganham até dois salários mínimos. Pessoas desempregadas também têm direito a gratuidade.
125 anos do TJRN
O presidente do TJRN destacou que sua gestão está trabalhando para iniciar as obras do novo fórum de Currais Novos. O desembargador agradeceu ao empenho da desembargadora Zeneide Bezerra para realizar o casamento comunitário, sempre pensando nos mais humildes. “Começamos com o pé direito aqui em Currais Novos, as comemorações dos 125 anos do Tribunal de Justiça e que vocês sejam muitos felizes em seus casamentos”, desejou o presidente Expedito Ferreira.
O prefeito Odon Júnior lembrou que a família é o núcleo principal da sociedade. “Desde o início, quando fomos procurados pelo TJ para fazer esta parceria, prontamente nos colocamos à disposição”, afirmou o governante local. Ele acrescentou que espera que o desembargador Expedito Ferreira possa inaugurar ainda na gestão dele à frente do Tribunal, o prédio do novo fórum da comarca sediada em Currais Novos. “Obra que representa investimento de milhões de reais e vai gerar empregos para nossa população”.
Também prestigiaram a celebração coletiva o presidente da Câmara Municipal de Currais Novos, João Neto; o secretário de Ação Social, Luciano Oséas; e o prefeito de Acari, Isaías Cabral.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.