UFRN apresenta proposta de parceria com Secretaria Estadual Educação para qualificação profissional em Extremoz
Com o intuito de ampliar a capacitação profissional de jovens do Rio Grande do Norte, representantes das Escolas Acadêmicas vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Escola Agrícola de Jundiaí e Escola de Enfermagem) apresentaram em reunião com o Secretario de Educação, Prof. Francisco Chagas, uma proposta de oferta de cursos profissionalizantes para o Centro Estadual de Educação Tecnológica Professor Hélio Vasconcelos, localizado no município de Extremoz/RN.
Inaugurado em dezembro de 2014, o CEET se mostra como um espaço de excelência para a realização de tal proposta inovadora, abrindo para comunidade local e de adjacências a oportunidade de obter uma capacitação profissional a nível técnico e demais cursos de formação inicial e continuada, desenvolvida através de uma parceria entre Ministério da Educação, Governo do Estado do Rio Grande do Norte e UFRN.
Durante a reunião foram discutidos os critérios de definição dos cursos de acordo com as potencialidades e mapeamentos sócio-econômicos realizados no município de Extremoz, a proposta pedagógica para implantação e o regime de colaboração da parceria. Também foi apresentado um vídeo com depoimentos de alunos e diretores das Escolas Estaduais atualmente atendidas pela Escola Agrícola de Jundiaí com cursos técnicos na modalidade concomitante. Para o Secretário, a promoção de cursos profissionalizantes pelo Pronatec atende a necessidade de melhorar a qualidade educacional da rede estadual e promover a cidadania.
“Diante das dificuldades financeiras que o Governo do Rio Grande do Norte enfrenta e a necessidade de reestruturar a educação do Rio Grande do Norte, precisamos da qualificação técnica promovida em excelência pela UFRN. A UFRN tem sido uma grande parceira da SEEC, e essa parceria só vem a somar e proporcionar uma Educação Profissional de qualidade que atenda às demandas locais dos municípios do Rio Grande do Norte”.
De acordo com o Coordenador Geral do Pronatec/EAJ/UFRN, Prof. João Inácio, a parceria com a Secretaria Estadual de Educação ajudará a promover a cidadania e qualificação dos jovens do Rio Grande do Norte. “O Pronatec/EAJ está atuando em mais de 115 municípios, mudando a feição dos concluintes e promovendo o desenvolvimento dessas localidades. Com o apoio da Secretaria Estadual de Educação vamos continuar avançado e transformando o Rio Grande do Norte”.
A parceria permitirá a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Cursos Técnicos na modalidade concomitante e Proeja, com perspectiva de contemplar mais de 1000 alunos,, nos três turnos de ensino. Os cursos serão ofertados em áreas de turismo, saúde, informação e recursos naturais através do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, em consonância com a Lei 13.512 de 26/11/2011, e demais legislação do Programa. A proposta apresentada pela UFRN segue para aprovação na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, e será ofertada pela Escola Agrícola de Jundiaí, Escola de Enfermagem e Instituto Metrópole Digital.
A reunião contou com a participação do Secretário de Educação, Francisco das Chagas Fernandes; Subcoordenadora de Educação Profissional da SEEC, Suerda Nascimento; Coordenador Geral do Pronatec/Escola Agrícola de Jundiaí, Professor João Inácio; Coordenadora Adjunta do Pronatec/ Escola Agrícola de Jundiaí, Professora Késia Souto Silva; Coordenadora Geral do Pronatec/Escola de Enfermagem, Professora Cleide Oliveira Gomes, além das pedagogas do Pronatec/EAJ/UFRN, Regina Lucia, Isabel Moura e Sayonara Fontes.
Centro de Educação tecnológica Professor Hélio Vasconcelos
O Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica Professor Hélio Vasconcelos, em Extremoz, no bairro Jardim de Extremoz. O prédio teve investimento de R$ 6,7 milhões, e é um dos 10 centros que serão entregues no Rio Grande do Norte, além das cidades de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Alto do Rodrigues e Mossoró que também serão beneficiadas com centros de educação.
A estrutura conta com 12 salas de aula, auditório para 200 pessoas, seis laboratórios, ginásio com vestiários e arquibancada para 500 pessoas, biblioteca, um teatro de arena, pavilhão administrativo com sala para professores e corpo diretor, banheiros, cozinha, cantina, refeitório, área de convivência, estacionamento e guarita, com padrões de acessibilidade recomendados pelo Ministério Público e previstas em lei.
Parceria UFRN e Secretaria Estadual de Educação
A oferta de cursos técnicos através do Pronatec com a parceria da SEEC e Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN atendeu inicialmente o Colégio Estadual do Atheneu Norte-Riograndense em Natal, Escola Estadual José Biezinger, São Gonçalo do Amarante e a Escola Estadual Professora Auta de Souza em Macaíba, com cinco cursos técnicos em 2013. Em 2014, foram ofertados em onze escolas da rede estadual, cursos técnicos na forma concomitante em escolas da rede estadual que foram contempladas com o Programa Brasil Profissionalizado e estão autorizadas a funcionarem como Escolas de Educação Profissional. Além da modalidade de cursos técnicos concomitantes, a Escola Agrícola de Jundiaí, através do Pronatec, tem ampliado constantemente esta parceria com a SEEC através também da oferta de cursos de formação inicial e continuada em diversos municípios do Estado do Rio Grande do Norte, cumprindo uma das metas governamentais e do programa que é interiorizar a qualificação profissional em todo nosso país.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.