Uma comunidade transformada através da cultura empreendedora
Foto: Reprodução
Com o envolvimento de aproximadamente 60 professores, o Despertando Oportunidades na Escola Empreendedora foi implementado em 9 escolas de Serra Negra do Norte, no Rio Grande do Norte. O resultado? Mais de 900 alunos impactados pela cultura empreendedora. E isso é só o início.
O projeto foi concebido por Petrúcio Ferreira, que há quase 5 anos exerce o cargo de Secretário de Educação e Cultura no município de Serra Negra do Norte. Com a paixão pela educação correndo nas veias, soma quase 20 anos de experiência lecionando em salas de aula do ensino fundamental e de universidades.
Além da dedicação aos estudos, o professor atribui à cultura empreendedora uma maneira de dar protagonismo aos jovens do Brasil. E é por meio do Despertando Oportunidades que centenas de estudantes desenvolvem uma visão estratégica e têm uma formação voltada para o espírito empreendedor.
No projeto, cada ano escolar do Ensino Fundamental trabalha com um tema baseado no programa Jovens Empreendedores: Primeiros Passos desenvolvido pelo Sebrae. Os aprendizes produzem ervas naturais, doces, promovem bazares e confeccionam itens que são comercializados em feiras que movimentam um público de aproximadamente 1000 pessoas.
De acordo com Petrúcio, não são só os alunos que saem ganhando, mas todo o ecossistema envolvido no ambiente escolar, incluindo mães, pais e avós, que podem melhorar as formas de vender seus produtos. É o conhecimento sobre renda, capital e investimento transformando a realidade dos mais de 900 estudantes.
“Nossos alunos fomentaram as práticas para as suas famílias, que passaram a desenvolver esses conhecimentos. Temos avós que vão para a sala de aula, levando seu conhecimento popular e transformando ervas aromáticas em lambedores. Com isso, os alunos criam rótulos e identificação para o produto. É um projeto com a participação de todos.”
Para dar vida ao Despertando Oportunidades, em 2018 Petrúcio buscou auxílio no Sebrae de Caicó, município situado no Rio Grande do Norte. O objetivo era implementar as diretrizes do programa Jovens Empreendedores: Primeiros Passos para fomentar o empreendedorismo nas escolas, habilitando primeiramente os professores para que pudessem trabalhar com os jovens a importância de desenvolver uma visão empreendedora, da cooperação, e do protagonismo juvenil.
“O Sebrae foi a mola mestra quando trouxe seus profissionais para dar formação aos professores, esclarecer o que é uma educação empreendedora e ainda auxiliar com todo o material didático que os alunos utilizam para desenvolver as habilidades e competências.”
Com o olhar direcionado para o futuro, Petrúcio pretende continuar acompanhando e se adaptando às mudanças do mundo. A pandemia da covid-19, por exemplo, trouxe não só desafios, mas também a capacidade de reinvenção. Com o distanciamento social, o projeto foi adaptado para um programa de rádio que os alunos podiam ouvir em casa. Assim, o desejo de se reinventar permaneceu, e, nos próximos meses, o Despertando Oportunidades deve mirar nas redes sociais e novas tecnologias para continuar crescendo.
“Quero divulgar práticas de leilões de peças virtuais e produtos dos alunos, transmitir as nossas feiras através de canais do YouTube, fazer vendas através das postagens nas redes sociais e acompanhar as inovações tecnológicas para construir uma educação empreendedora sólida.”
O Despertando Oportunidades na Escola Empreendedora deu tão certo que virou lei, sendo aprovado pela Câmara de Vereadores de Serra Negra do Norte. O reconhecimento ainda foi além quando ganhou o segundo lugar no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora de 2019.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.