Universidade Britânica divulga protótipo que gera eletricidade através da urina

São Paulo, novembro de 2015 – A University of the West of England, convidada a participar da UK Universities 2015 (promovida pelo British Council), em parceria com a ONG internacional Oxfam, está provando que a urina pode gerar eletricidade.

Com um protótipo instalado no campus da universidade, os pesquisadores coletam urina dos estudantes para gerar energia elétrica – o objetivo do projeto é prover eletricidade em larga escala a campos de refugiados e áreas de desastre.

De acordo com os pesquisadores, o sistema biológico de células-combustível (MFC, na sigla em inglês para microbial fuel cell) se alimenta da urina e gera eletricidade suficiente para a iluminação de áreas internas dos campos de refugiados, como banheiros, dormitórios e localidades que necessitam de maior segurança.

No teste que foi efetuado em março de 2015 no campus da universidade, um vaso sanitário (foto) foi convenientemente posicionado próximo ao bar dos estudantes, para que eles vissem o funcionamento do sistema. O objetivo da universidade e da Oxfam é que o protótipo seja usado em escala industrial por agências de ajuda humanitária.

A eletricidade é gerada por meio de um sistema completamente verde, que não utiliza combustível fóssil, e de baixo custo – a unidade instalada no campus estaria pronta para uso em campos de refugiados por cerca de 600 libras esterlinas. Estima-se que mais de 6,4 toneladas de litros de urina humana sejam geradas globalmente todos os anos.

SOBRE O BRITISH COUNCIL

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como governos (em diversas instâncias), organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Informações no site: www.britishcouncil.org.br

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.