Vendedor, faxineiro, servente, caixa: veja os cargos que mais abrem vagas e lista de empregos em alta e em baixa
Foto: Maksuel Martins/GEA/Divulgação
Profissões do setor de serviços e ocupações relacionadas a atividades operacionais e de início de carreira foram as que mais abriram novas vagas de trabalho com carteira assinada no país em 12 meses, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Das 10 ocupações que mais criaram novos postos de trabalho, 8 são do setor de serviços. No topo da lista estão as profissões de alimentador de linha de produção, vendedor do comércio, faxineiro, auxiliar de escritório e servente de obras. Veja no quadro abaixo:
O levantamento considera o saldo de admissões e desligamentos no período de 12 meses encerrado em julho entre um total de mais de 2.500 ocupações do Caged.
Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Economia, o Brasil gerou 316.580 empregos formais em julho, atingindo um saldo de 41,2 milhões de brasileiros empregados, contra 38,1 milhões em julho do ano passado. Por outro lado, ainda são mais de 14 milhões de desempregados no país.
“Por mais que a economia esteja crescendo alguma coisa, o mercado de trabalho não consegue empregar todas as pessoas que estão procurando emprego. Existem vagas sendo criadas, mas a geração não se tem dado no ritmo da procura”, destaca o economista Fabio Bentes, autor do levantamento da CNC. POR G1
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.