Volume do açude de Boqueirão, na PB, sobe 140 mil m³ em uma semana
O volume do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, subiu 0,03% na última semana, segundo informou a Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa) nesta segunda-feira (12). Em metros cúbicos (m³), o açude que abastece Campina Grande e Região Metropolitana, pulou de 42,48 mil m³, na terça-feira (6) para quase 42,64 mil m³, nesta terça (12).
Apesar do aumento, a Aesa não registrou chuvas em Boqueirão no último mês. Em um ano, até esta terça (12), a agência registrou apenas 27,9 mm de chuvas na cidade. Por outro lado, a 56 km dali, a Defesa Civil de Campina Grande registrou mais de 76 mm de chuva em apenas 2 horas, na sexta-feira (9). Vários trechos da cidade ficaram alagadas, carros e motos foram arrastados, pessoas tiradas de casa e houve desabamentos.
Desde a sexta, após as chuvas na Região Metropolitana de Campina Grande, o reservatório de Boqueirão subiu cerca de 140 mil m³ de água. A capacidade total do açude, segundo a Aesa, é de 411.686.287 m³ – cada metro cúbico equivale a mil litros de água.
Na ocasião da chuva itensa, o coordenador da Defesa Civil campinense, Ruiter Sansão, ainda emitiu um alerta para Monteiro, sobre o risco de afogamentos “por conta do aumento do volume das águas, tanto da transposição, quanto de chuvas na região”.
G1PB
2 Comentários
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Paulo Cezar da Paz
fev 2, 2018, 11:43 pmTorço para que o nordeste consiga uma fonte perene de água e o sofrimento do qual ouço falar desde criança termine para sempre. A transposição está alegrando o país inteiro!
Maria García
fev 2, 2018, 9:02 amExcelente qualidade